Nesta semana, o Juvenil B do Barcelona disputou o Mediterranean International Cup (MIC), um torneio de futebol base que se realiza na Costa Brava durante a Semana Santa. Mas o que chamou a atenção dos torcedores foi a estreia de João Mendes, filho de Ronaldinho Gaúcho, com a camisa do clube catalão.
João Mendes, de 18 anos, assinou com o Barcelona em fevereiro e, desde então, vinha treinando com o Juvenil A de Óscar López. Durante o torneio, Mendes atuou como titular na ponta direita, mas na segunda etapa do jogo, foi deslocado para o lado esquerdo, onde não teve tanto destaque. O jogo terminou com uma goleada do Barcelona.
A estreia de Mendes com a camisa do Barcelona já era esperada, após o próprio Ronaldinho confirmar em um evento na Espanha que seu filho jogaria nas categorias de base do clube catalão. A chegada de Mendes ao Barcelona foi formalizada após uma reunião entre Ronaldinho e o presidente do clube, Joan Laporta.
Além de Mendes, outro jogador que fez sua estreia com a camisa do Barcelona no MIC foi Killian Ruas, afilhado de Ronaldinho. Ruas entrou em campo na segunda etapa da partida e também teve sua chance de jogar pelo clube catalão.
O Barcelona está retornando ao MIC após uma ausência na última edição e busca mostrar seu potencial em um torneio que é conhecido por revelar grandes talentos do futebol mundial. Com uma temporada bastante irregular, o torneio se apresenta como uma boa oportunidade para o clube mostrar que tem mais qualidade do que tem demonstrado até agora.
João Mendes teve passagem pelas categorias de base do Cruzeiro, onde atuou por quatro anos, até deixar o clube no ano passado. Desde o início deste ano, vinha fazendo testes no Barcelona até ser aprovado.